Os 5 segredos para evitar ser Taxado!

Quando o assunto é importação, várias dúvidas surgem e uma das principais é referente à alfândega.

“Se eu comprar este produto, serei taxado?”; “Quantos vou pagar de taxa?”; “como faço para não pagar taxa?”. Essas são só algumas das perguntas que iniciantes em importação fazem constantemente.

Todas as teorias aplicadas a seguir, foram adquiridas através de testes. Anos e anos de importação para chegar a estas conclusões.

Importar Taxado

Segredo #1 – Use as normas a seu favor e evite ser taxado

Para evitar ser taxado, primeiro, deve-se conhecer a lei e buscar adequar-se a mesma.

Para isso, sempre peça ao vendedor para declarar a encomenda com valor inferior à $ 50,00 (cinquenta dólares) e peça também que envie de pessoa física, ao invés de enviar como empresa.

Uma sugestão é pedir ao seu fornecedor que envie como “Gift” (Presente), dessa forma, não será enviado o custo do produto no pacote. A receita, portanto, não terá acesso ao valor do produto e os ficais costumam deixar passar essas encomendas, se não chamarem muito à atenção, claro.

No AliExpress, por exemplo, a maioria dos produtos são enviados de pessoa física para pessoas física e você pode pedir aos vendedores que postem como Gift, reduzindo, assim, as chances de taxação.

Atualmente, porém, muitos importadores afirmam que utilizar o Gift não está fazendo diferença alguma. Mesmo assim, utilizar esse método não custa nada.

Segredo #2 – O Tamanho da encomenda Importa!

O tamanhcaixa grande importaro da encomenda, sem dúvidas, faz com que um produto seja mais ou menos visado pelos fiscais da alfândega.

Uma caixa grande faz subentender-se que a mercadoria é valiosa e vai chamar a atenção da fiscalização.

Do mesmo modo, as pequenas encomendas chamam pouca atenção e possuem maior facilidade de passar pelos agentes sem que sejam percebidas.

Dica específica: Quando for comprar roupas e enviar para um serviço de redirecionamento, peça que embale as roupas a vácuo, para que ocupem o mínimo espaço e possa diminuir sua encomenda.

Sabe aquele ditado popular dos perfumes? Adaptei para que ficasse perfeito para nosso segundo segredo.

Os melhores perfumes estão nos menores frascos, pois se estivessem em frascos maiores, custariam mais.

Segredo #3 – O tipo do Frete é primordial

Essa é uma certeza absoluta. Quanto mais demorado o tipo do frete, menor a probabilidade de ser taxado, obviamente que se deve obedecer ao Segredo #2, onde é importante não exagerar no tamanho do pacote.

[mc4wp_form]

Frete Rápido – Taxação quase certa

Os fretes “Express”, aqueles que chegam até mais rápido que a modalidade PAC dos correios brasileiros, são um perigo, quando se trata de impostos.Em alguns casos, que necessita-se de urgência, eles são extremamente úteis.

Exemplos: USPS Priority Mail, Fedex, TNT Express, DHL Express, EMS, etc.

Frete Lento – A melhor solução

O maior problema para fretes lentos é o tempo de espera, que pode chegar aos 90 dias. Outro problema é quando a encomenda é comprada sem código de rastreio, impedindo o acompanhamento da mesma.

Os fretes lentos costumam ser menos visados nos depósitos, reduzindo, portanto, as chances de tributação da mercadoria.

Os principais fretes desta modalidade são: China Post, Hongkong Post, Singapore Post, Airmail Economy, Airmail Priority, USPS First Class Mail, etc.

DICA: Sempre prefira comprar em vendedores que fornecem o código de rastreio, principalmente se você faz Drop Shipping, para poder provar ao cliente que o produto foi enviado.

Segredo #4 – Nada de Logo nas Caixas

Grandes marcas costumam enviar seus produtos em caixas personalizadas com logo estampada por toda parte.

Para brasileiros, isso é péssimo! Quando uma encomenda chega aos depósitos da alfândega com a logomarca da empresa, tem-se a certeza que o produto não é enviado de pessoa física, logo, sua encomenda será taxa.

Para contornar essa situação, os redirecionadores de encomendas tornam-se úteis, por que é possível trocar a caixa dos produtos. Aproveite a troca de caixa e peça para colocarem em uma caixa menor.

Segredo #5 – Esqueça um pouco da malandragem!

Tentar utilizar esses segredos em produtos com alto valor é inútil! A alfândega do Brasil possui Raio-x,  onde facilmente pode-se descobrir o conteúdo da encomenda.importar ps4

Produtos como PS4, Xbox, notebook e celulares são muito visados e, portanto, dificilmente passarão sem ser taxados.

Quando estiver necessitando desses produtos, calcule o valor total com imposto e compare com o valor no mercado Brasileiro. Caso o valor da importação com taxa seja menor, compre esperando as taxas.

Algumas empresas como a Amazon, cobram o imposto no ato da compra, ou seja, você não precisará retirar nos correios.

Conclusão

Como dito no inicio deste artigo, essas teorias foram desenvolvidas através da experiência de seis anos importando.

Caso não venha dar certo para você, não nos responsabilizamos por quaisquer  taxas que venha receber seguindo esses métodos.

Os 5 segredos para evitar ser Taxado!
4.1 (82.56%) 39 votos

Quer um E-Book GRÁTIS sobre Importação? Cadastre-se e receba!

Patrick Bonometti

Website: