Fretes internacionais – Guia Completo Absoluto!

A escolha do tipo de frete internacional é fator decisivo na hora de realizar sua compra internacional. Quando o vendedor não oferece o frete grátis, o valor e o tempo de entrega podem agregar valor à sua compra.

Você conhece todos os fretes internacionais?

No artigo de hoje, você vai conhecer os principais tipos de fretes administrados por empresas privadas e pelos Correios locais. Assim, na sua próxima compra da Ásia, Europa e/ou EUA,  terá certeza que escolheu o serviço de envios correto!

Fretes Internacionais

Empresa privada x correios

As empresas de courier são geralmente empresas da iniciativa privada que trabalham com o transporte de mercadoria. No Brasil é algo correspondentes às populares transportadoras. Essas empresas possuem serviço próprio de postagem e entrega e normalmente são de entrega expressa. Essas empresas cobram taxas para o desembaraço de mercadorias, mas as entregam em um tempo muito menor. O aspecto negativo é que normalmente as encomendas via courier são taxadas pela receita federal.

Se você tiver mais paciência e não quiser tanta probabilidade de taxação, pode escolher o envio pelos correios nacionais. Que se equivalem ao correio brasileiro. Eles não cobram taxas de administração, dificilmente as encomendas são taxadas e o frete é bem em conta. No entanto, você precisa planejar a compra com antecedência pois a entrega é demorada. Sua espera pode chegar a 60 dias.

Veja abaixo as modalidades de fretes praticadas nos EUA e na Ásia.

O Frete Dos EUA

Frete dos EUA

First Class Mail International (FCMI ou FC):

É o frete mais simples e mais utilizada pelos brasileiros, possui restrição ao peso e maior possibilidade de extravio, pois você só fica sabendo o dia da postagem e o dia da provável entrega pelos correios. Geralmente as encomendas enviadas por essa modalidade não são taxadas.
Rastreio: Não
Tempo: 20-60 dias
Preço: baixo

Priority Mail International (PMI):

Modalidade de frete intermediaria e a segunda mais utilizada pelos brasileiros. A encomenda chega ao Brasil via PAC. Baixa probabilidade de ser taxada.
Rastreio: Sim
Tempo: 20-40 dias
Preço: Preço Intermediário

Express Mail International (EMI ou EMS):

Frete expresso e caro.Quando chega às terras tupiniquins a encomenda vira SEDEX. Geralmente as encomendas enviadas por essa modalidade são taxadas.
Rastreio: Sim
Tempo: 10-40 dias
Preço: Maior Preço

Fretes ASIÁTICOS

Fretes da Ásia

China Post Airmail:

É uma modalidade de frete não prioritário. Geralmente as encomendas enviadas por essa modalidade não são taxadas.
Rastreio: (é opcional e pode ser adquirido pelo comprador)
Tempo: 30-90 dias
Preço: Barato

Hong Kong Post (HK Post):

É também uma modalidade de frete não prioritário. Dificilmente as encomendas são taxadas.
Rastreio: (pode ser adquirido pelo comprador)
Tempo: 30-90 dias
Preço: Barato

Singapore Post (Singa Post):

Modalidade de frete não prioritário. Poucas encomendas são taxadas.
Rastreio: (pode ser adquirido pelo comprador)
Tempo: 30-90 dias
Preço: Barato

EMS (Express Mail Service):

É uma modalidade de frete expressa. Geralmente as encomendas são taxadas.
Rastreio: Sim
Tempo: 10-40 dias
Preço: Caro

ALGUMAS EMPRESAS DE COURIER:

DHL Express – FedEx Economy – TNT Express – UPS Express

Essas empresas oferecem frete expresso, com prazo de entrega entre 4 a 6 dias. Se você tem urgência no recebimento, utilizar o serviço das couriers é uma saída. Mas você deve saber que sua mercadoria será taxada. O preço da DHL é o mais alto das empresas de courier.

Todas as empresas oferecem o serviço de rastreamento para que você possa acompanhar sua encomenda. No entanto, no frete via DHL a diferença é que só mercadorias com mais de 2,04kg podem ser rastreadas.

Qual Frete Eu escolho?

Escolha do Frete

Você tem várias opções para receber sua mercadoria. Mas você precisa avaliar qual é a urgência em receber sua encomenda e também se vale a pena pagar imposto e taxas administrativas das couriers, por exemplo, ou se é melhor esperar um pouco mais e receber a mercadoria via correio normalmente.

Uma coisa que você pode fazer para diminuir a chance de você pagar taxas é conversar com o vendedor sobre o valor do produto que é declarado na nota fiscal ou no pacote. Se o produto tiver uma nota com valor baixo dentro do pacote, melhor ainda. No entanto, a maioria dos vendedores não envia nota, só escreve o valor no pacote. Como já falamos em outro post, geralmente valores abaixo de U$50 (sem contar o valor do frete) são menos visados pela alfândega e não costumam ser taxados.

Caso você seja taxado e não queira pagar a taxa, você pode ignorar o aviso de recebimento para pagar a taxo e, assim, a encomenda voltará para o remetente. A encomenda retornará sem taxas e o vendedor pode te reenviar, cobrando novamente o valor do frete. Por isso, às vezes, vale a pena pagar a taxa da receita federal!

Mas lembre-se, a sua compra deve ser motivo de satisfação e não uma angústia. Então pesquise bem e faça as contas!

Fretes internacionais – Guia Completo Absoluto!
3.29 (65.71%) 7 votos

Quer um E-Book GRÁTIS sobre Importação? Cadastre-se e receba!

Patrick Bonometti

Website: